Linhaça: A Semente Milagrosa




Sementinha milagrosa ajuda a emagrecer e manter em níveis saudáveis o colesterol!


Essa é uma boa notícia, mas não é nova. Estou falando da semente de linho. A nossa conhecida linhaça, que pode variar na cor, do amarelo bem clarinho, até o marrom escuro. Todas com as mesmas propriedades especiais que as tornam excelentes auxiliares na manutenção da saúde e na baixa do colesterol, além de ajudar a todos que desejam diminuir peso e medidas! A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Essas propriedades a torna excelente alimento funcional.

Linhaça não tem contra indicação. Bem, quase. Você pode ter algum tipo de alergia ou sofrer da Síndrome do Intestino Irritável e neste caso o uso pode não ser indicado, mas se esse não é seu caso, então use. Sem abusar porque nada demais é bom. Duas a três colheres de sopa ao dia é uma boa quantidade e fará grande diferença em sua saúde.

Compre as sementinhas, armazene em um pote fechado e elas durarão muito. Moa no liquidificador comum em pequenas porções (suficiente para dois dias), assim evitará que a farinha rance e perca as propriedades. E embora muitos indiquem o consumo das sementes inteiras, essa não é a melhor forma de usufruir tudo de bom que elas nos proporcionam porque as cascas duras não se rompem e essas pequenas maravilhas passam pelo nosso trato intestinal, sem deixar muito do que queremos, sua impressionante capacidade de nos auxiliar na regeneração da saúde.

Propriedades:

O teor de fibras solúveis e insolúveis na linhaça a torna excelente auxiliar na luta contra alguns tipos de cânceres.  Lignanas e ácido alfa-linolênico que são encontrados em abundância na semente de linho podem ser responsáveis por suas propriedades anticancerígenas. A semente contém 27 componentes anticancerígenos.

-É ótima para quem deseja emagrecer porque nutre o corpo com boas gorduras, fibra e tem um poder enorme de manter a saciedade por horas!

- A semente de linho tem propriedades de baixar o colesterol.  Com uma combinação de ácidos graxos ômega 3 e fibras solúveis, podem afetar favoravelmente os padrões lipídicos no sangue.  Em um estudo conduzido pela Universidade de Toronto, o consumo de linhaça apresentou redução dos níveis de colesterol total e LD, o mau colesterol.

- Combate com louvor a prisão de ventre.

- Os problemas de pele como eczema e acne pode muitas vezes ser atribuídas à deficiência de ômega 3.  As propriedades antibacterianas e antifúngicas do óleo de semente de linho oferecem muitos benefícios se usado topicamente, além de seu uso na confecção dos alimentos. Trata-se de um óleo forte, use em pouca quantidade.

- Omega 3 pode ajudar a melhorar a sua resposta ao estresse.  Além disso, aumenta a produção de energia e a resistência.

- A linhaça ajuda a proteger o corpo contra a pressão arterial elevada, inflamação, retenção de água, as plaquetas adesivas e baixa resistência imunológica.

- Ajuda a melhorar a absorção de cálcio e a função hepática.

- O óleo de linhaça é conhecido para aliviar os sintomas da artrite reumatóide.

- Equilíbrio hormonal: Lignanas e fitoestrogênios  ajudam a estabilizar relação estrógeno-progesterona da mulher.  A semente de linho é conhecida por reduzir os sintomas da TPM.  Os ácidos graxos essenciais na semente de linho se mostraram eficientes no bloqueio das prostaglandinas que causam sangramento intenso além de auxiliarem para que a mulher mantenha a ovulação normal.
- Os ácidos graxos essenciais da linhaça podem ajudar a prevenir o inchaço e a inflamação da próstata.

- As propriedades da linhaça também são apontadas como boas combatentes para várias doenças degenerativas que assolam os humanos em seu processo de envelhecimento combatendo inclusive o envelhecimento precoce.

- As sementes de linho são uma boa fonte de magnésio, que ajuda a reduzir a gravidade da asma, mantendo as vias aéreas abertas e relaxadas.

- Os ácidos graxos essenciais ajudam na transmissão dos impulsos nervosos, fazendo com que seu uso seja valioso na manutenção da boa circulação sanguínea. Também ajudam na boa manutenção das unhas e cabelo, evitando unhas fracas e quebradiças e cabelos ressecados.

- Previne os divertículos nas paredes do intestino, a prisão de ventre e a acidez estomacal, porque lubrifica e regenera a flora intestinal, eliminando toxinas e gases gástricos.

- A linhaça tem um ótimo efeito no cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais, o que a torna excelente para uso de idosos e jovens em idade escolar.

-Auxilia os rins a eliminar água retida, evitando assim edemas e atuando como regulador das funções renais.

E esses benefícios estão longe de ser únicos. Há na literatura vários exemplos e listas enormes de doenças que podem ser evitadas pelo uso desta pequena sementinha.
Faça dela sua companheira à mesa. Bons hábitos podem e devem ser cultivados, este é um deles.

0 comentários:

Postar um comentário