PROGESTERONA - O HORMôNIO DA MANUTEÇÃO DA GRAVIDEZ SAUDÁVEL - Como, porque e quando tomar

Vejo muitas meninas que têm dúvidas quanto à usar a Progesterona, o conhecido ULTROGESTAN, então, fiz esse post para esclarecer, com base em meus conhecimentos e experiência:






O que é:

Meninas, o Ultrogestan nada mais é que Progesterona, um hormônio que é produzido na gravidez e é essencial para manutenção de uma gravidez saudável pois esse hormônio engrossa o endométrio evitando o aborto nas primeiras semanas. 


Contra Indicação:

Não tem contra indicação nenhuma, eu gosto de dizer que é o verdadeiro santo remédio.


Como usar:

A Progesterona só pode ser usada após a ovulação, isso porque este hormônio inibe a ovulação, ou seja, se você quer engravidar, você primeiro precisa ovular, passando seu período fértil, pode começar a  usar a progesterona até o 1º dia da Menstruação.

Diz-se até o 1º dia da Menstruação, porque uma outra função da Progesterona é inibir qualquer sangramento, daí a explicação porque os médicos indicam esse medicamento em caso de sangramentos no inicio da gravidez, ou seja, se vc menstruou, significa que não foi dessa vez, então pare o uso da progesterona e recomece novamente após o Período Fértil. 

A melhor forma de usar esse medicamento é intravaginal, de preferencia à noite, antes de dormir, pois a produção desse hormonio causa fadiga excessiva e muito sono. algumas mulheres utilizam via oral, o que não há problema algum, mas alguns médicos afirmam que intravaginal é mais eficiente por ter efeitos mais rápido, além de evitar possíveis náuseas por ingerir o comprimido.


A seguir, uma explicação mais detalhada sobre como a progesterona atua  em nosso organismo:

Como eu disse, A progesterona é um hormônio importantíssimo na manutenção da gravidez, basicamente, é assim que esse hormônio atua no ciclo menstrual:

-Na 1ª metade do ciclo (geralmente nos primeiros 14 dias) a progesterona está dormindinha porque o hormônio da vez é o estrógeno, que faz o endométrio ficar espesso (quem tem endometriose, tem muito estrógeno, por isso há endométrio até onde não deve). 


-Na 2ª metade do ciclo (geralmente os últimos 14 dias) o estrógeno dorme e a progesterona acorda. Ela é responsável pelo relaxamento do útero, não deixando ocorrer contrações e assim, impedindo a perda do embrião. 

Quando não ocorre a fecundação, a produção de progesterona cai e ocorre a menstruação. Nesse caso, interrompe-se o uso da progesterona e recomeça apos o periodo fértil do novo ciclo

Mas, se ocorrer a gravidez, a progesterona continua a ser produzida, e o uso do hormonio deverá ser estendido até a 12ª semana de gravidez.




Relato pessoal:


Depois de 1 ano tentando após minha perda, um medico me receitou o uso da progesterona, por acreditar que muitas mulheres que sofrem aborto nas primeiras semanas de gestação aparentemente sem motivos, seja pela deficiencia de progesterona no organismo. Comecei a usar no mesmo dia, pois da consulta, pois já havia passado do periodo fértil, e  meu positivo consegui 2 meses depois e claro que a progesterona  contribuiu pra isso.

MAS ATENÇÃO: 

 A Progesterona não vai impedir a perda de um feto que não se desenvolve. 
O que ele faz é proteger o feto, caso o endometrio seja fino, evitando o aborto pelo fato do organismo com endometrio fino não conseguir segurar o bebê.




43 comentários:

  1. Oie lindona, pergunta:
    Vou ovular de 05/06 a 12/06, aplico a progesterona dia 12 a noite ou dia 13 ?
    Aplico por 10 dias e paro pra mocinha descer ou aplico direto ?
    Aguardo sua ajuda, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Sofro muito com a meio desconhecida TDPM (Tensão Disfórica Pré-Menstrual). Tive dois abortos ehá dois anos e o uso do progesterona, segundo minhas pesquisas me ajudarão nesses dois processos e esse site me ajudou com muitas informações. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Eu consigo comprar esse medicamento sem receita?

    ResponderExcluir
  4. Oi Mixa, consegue sim! É o ultrogestan.

    ResponderExcluir
  5. É no primeiro dia que toma ou no 15 dia ?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O ultrogestan tem o mesmo efeito da Progesterona base feita em farmácia de manipulação?

    ResponderExcluir
  8. O texto diz pra tomar a progesterona até que a menstruação venha. Mas como a progesterona é justamente para impedir sangramentos, a menstruação não desce enquanto não para de tomar... Aí é horrível porque tem que ficar fazendo exame de farmácia (que não é muito confiável feito tão cedo, lá pelo 28º ou 29º dia) ou já partir para o Beta hcg que às vezes também não positiva tão cedo... Então todo mês fica a dúvida: Continuo tomando? E se a menstruação não descer nunca? Vai ser como anticoncepcional porque com a progesterona alta não se ovula... Ou paro de tomar sem ter certeza se ocorreu a gravidez? E se tiver ocorrido e perder por falta de progesterona? O duphaston é bem mais fraco e não segura a menstruação completamente, deixa escapar umas borras, mas só desde o red mesmo quando para de tomar... Mas o utrogestan é bem forte e segura mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A menstruação ocorre mesmo com uso da progesterona, pois não ocorrendo gravidez, há a involução do corpo lúteo e declínio na produção de estrogênio, o que faz com que os hormônios FSH e LH sejam secretados pela hipófise, iniciando um novo ciclo.

      Excluir
    2. Estou nessa situação também . Tive um aborto em julho com 6 semanas ...
      Meu ciclo sempre tem escape lá pelo 23DC começa. entao esperei ovular e comecei no 20DC esse mês de 12|12 hs . Hoje estou no 31DC , atrasada a 3 dias . E nem sinal de escape bora marrom.... não sei se paro ou se continuo . Fiz exame sábado no dia q a M era pra vir e deu negativo ...medo de parar e estar grávida ... pq em julho só positivou meu exame de farmácia no 38DC ...

      Excluir
  9. Por quantos dias se deve usar a progesterona após a ovulação ??

    ResponderExcluir
  10. Usei o progesterona no período fértil e li que o correto é após a ovulação. Gostaria de saber se por ter usado apenas um dia isso pode me prejudicar em algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sou tentante e fiz ultrassom para rastreio de fertilidade e graça a Deus está tudo certo com minha ovulação, porém nos meus exames de sangue minha médica verificou que a progesterona estava baixo, então após constatar a ovulação eu comecei a tomar a progesterona (farlutal) a prescrição é tomar um comprimido ao dia durante 14 dias e parar, então pelo ultrassom eu ovulei dia 09/05 no dia 10/05 eu comecei a tomar, então eu tomo por 14 dias e paro, daí ou vem a menstruação, se não menstruar vc deve esperar uma semana e fazer o beta, espero ter ajudado.

      Excluir
  11. Estou grávida a 6 semanas, estou sangrando, a médica passou ultrogestan tem 4 dias. más o sangue não parou. É. normal

    ResponderExcluir
  12. Estava tomando progesterona EVOCANIL, tratamento de 3 meses para engravidar.. Acabei meu segundo mês e estou grávida..
    Continuo a tomar? Qual forma de tomar?
    Li no seu post que é para tomar até a 12 semana, mas é todo dia? pois como não estou ovulando, não tem como começar no 14 dia.
    E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A progesterona é indicada principalmente para mulheres com risco de aborto precoce, até por volta da 12 semana, com indicação médica. Consulte sua médica, a melhor pessoa a lhe responder suas dúvidas, internet tem muitas informações incorretas,

      Excluir
  13. Olá como vc tomava esse medicamento,todos os dias sem parar ,quero o meu positivo tbm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A progesterona não é uma medicação para ajudar a pessoa a engravidar. Ela é indicada em distúrbios de ovulação devido à insuficiência hormonal e para suporte da gravidez quando há resultado positivo, que são situações constatadas pelo médico que acompanha a tentante. Portanto, não é uma medicação que aumenta as chances de fertilizacao entre os gamelas femininos e masculinos. Além disso, o uso da progesterona tem seus riscos à saúde e deve ser utilizado somente quando realmente houver necessidade.

      Excluir
  14. Olá como vc tomava esse medicamento,todos os dias sem parar ,quero o meu positivo tbm

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Olá estou com 9 semanas e minha médica pASSOU utrogestan até a 12ª semana, porque tenho mioma, pra então prevenir alguma contração. Será que faz mal para de tomar a progesterona, não vai haver uma queda brusca de hormônios? fico preocupada com isso.

      Excluir
    2. Essa é a mesma duvida que tenho. Estou d 13 semanas completos hoje, sábado. Sangrei muito no começo da gravidez e estou com medo de parar e ter queda brusca desse hormônio. Meu médico não falou nada a respeito. Mas estou usando dois por dia além do custo ser alto o cansaço tbm é extremo.

      Excluir
  16. Estou com défice de estrógeno, se eu tomar ultrogestan teria uma maior chance de engravidar?

    ResponderExcluir
  17. ou tentante e ontem descobri que tenho um quisto persistente num ovario. O Dr receitou utrogestan para tomar durante 14 dias, parar 12 e voltar a tomar 14 e assim consecutivamente por 3 meses... a minha duvida e: quando sera a minha ovulação!? Eu nao entendi muito bem mas penso q me tenha dito q comecaria 10 dias depois da primeiro dia da menstruação. Sera q entendi bem?

    ResponderExcluir
  18. oie estou com duvida sobre o utrogestan comecei depois da minha ovulação, estou a seis dias usando, estou com sintomas de gravidez, pode ser pelo uso dele????? sera que seu eu fizer um teste de farmacia poderia atrapalhar no meu positivo ????? este hormonio da progesterona??? tenho que parar primeiro para saber se estou gravida?

    ResponderExcluir
  19. ahhh esqueci de falar , minha mestruação seria para o dia 1 de fevvereiro

    ResponderExcluir
  20. olha meu ciclo e de 25 dias..mestruei dia 20/01.. qdo começo tomar utrogestan??
    estou sentindo muco igual a creme ja. me responda por favor..

    ResponderExcluir
  21. Olá a doutora mandou eu por o utrogestan a partir do décimo sétimo dia do ciclo por dez dias e parar. Ela ñ falou a deveria continuar?!!! Ñ entendi....muitas aquí ficam direto!?

    ResponderExcluir
  22. Oie... Vou surta!! Kkk sou tentante depois de 2 abortos hj com 14 dias de atraso menstrual porém beta hcg negativo!! Minha GO pediu pra aplicar 5 noites utrogestan 200 MG... Pq será?

    ResponderExcluir
  23. Oi meninas...minha progesterona realmente está baixa e Minha GO me orientou tomar utrogestan por 7 dias pq minha M é irregular e fico meses sem menstruar. Acontece q no quarto dia ela desceu e não parei de tomar, mas sinceramente não sei se era pra parar qdo descer. Hj é o sétimo dia do utrogestan, e estou no terceiro dia do ciclo... Será q devia ter parado?? No quinto dia do ciclo (depois de amanhã) entrarei com o clomid.. Será q não tomo qdo desce? Me ajudem!

    ResponderExcluir
  24. Ola! Ja estou quase dois meses menstruando e fiz a consulta me receitaram progesterona a minha duvida é:sera que posso usar a progesterona mesmo estando menstruada!?
    Por favor espero uma resposta

    ResponderExcluir
  25. Aline Silva de Souza13 de junho de 2017 às 15:37

    Boa Noite, preciso de ajuda. Fui orientada a tomar evocanil a partir do 16 dia a contar do 1 dia da menstruação. Ex: menstruei dia 27/04 e iniciei com evocanil dia 12/05 e tomei por dez dias, finalizei no dia 21/05. Meu período fértil foi 18/05 a 24/05. E até hoje a minha menstruação não desceu.Fiz o teste ontem 12/06 e deu negativo. Será que estou tomando corretamente o evocanil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tomou de 100 ou 200? Meu caso foi orientado tomar de 200 e em um mês tomei onde 100 e não desceu. Está tomando a dosagem correta? Se sim retorne à seu médico

      Excluir
    2. Tomou de 100 mg durante um mês foi isso? E a sua m não desceu ?! Entendi bem ?

      Excluir
  26. Bom dia,tenho dúvidas para tomar o utrogestan 200 minha menstruação é desregulada começa dar sinal e depois de 6 dias desce aí fica mas 7 dias menstruada, resumido ela passou pra tomar quando o ciclo começa por 14 duas, minha dúvida é pode tomar durante a menstruação pq eu pesquisei e não encontrei nada.....me ajudem alguém já tomou assim?

    ResponderExcluir
  27. Comecei a tomar utrogestan por recomendação da minha primeira obstetra. Porém, por questão de mudança de cidade, também tive que trocar de médico. O atual mandou eu parar totalmente esse medicamento, pois caso o bebê fosse do sexo feminino, poderia nascer com traços masculinos por se tratar de um hormônio masculino em altíssima dose (200mg)! Gente! Nunca ouvi isso, e não achei falando sobre isso em nenhum local! Alguém já ouviu algo sobre? De qualquer maneira, eu não parei. Já tive uma perda em outra ocasião, e não compensa o risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Progesterona é um hormônio feminino, fabricamos a progesterona após a ovulação... não acredito no q ele disse...

      Excluir
  28. Eu comecei a usar a progesterona 200mg no ciclo passado... eu identifico a ovulação com o método sintotermal de temperatura basal e tomo durante 10 dias e paro, um exemplo: na fase folicular (que é antes da ovulação a minha temperatura basal oscila entre 36.1 e 36.4 graus, ciclo passado eu ovulei no 15 dia do ciclo então no 16 dia do ciclo a minha temperatura basal aumentou para 36.6 (ela aumenta pq depois q ovulamos a progesterona entra em ação e ela faz aumentar a temperatura basal) iai fica oscilando entre 36.5 e 36.9 até uns dois dias antes da M uai cai denovo... então eu comecei a tomar a progestero no 17 dia do meu ciclo ( 17 dias depois da M)... e parei de tomar no 27 no caso 3 dias antes da minha M ( meu ciclo tem uma média de 30 dias)...
    Para ajuda-las a identificar a ovulação e tomar corretamente a progesterona façam o método sintotermal... nesse ciclo eu estou no 17 dia do ciclo e ainda não ovulei devo ovular amanhã ou daqui dois dias, mas se eu me basease pelo ciclo passado já estaria tomando a progesterona e aí correria o risco de impedir a ovulação.... espero ter ajudado Boa sorte bjus

    ResponderExcluir
  29. Passei na medica e estou com baixa progesterona ela me passou um tratamento durante 6 meses com acetoflux pra começar apos 15 dias apos ovulação e tomar durante dez dias porém não sei se depois da menstruação tenho qie tomar apos 15 dias novamente to perdida nao tirei essa duvida com a medica e pra retorna a consulta do sus vai demorar alguem ja fez esse tratamento e pode me dizer como fez.

    ResponderExcluir
  30. Passei na medica e estou com baixa progesterona ela me passou um tratamento durante 6 meses com acetoflux pra começar apos 15 dias apos ovulação e tomar durante dez dias porém não sei se depois da menstruação tenho qie tomar apos 15 dias novamente to perdida nao tirei essa duvida com a medica e pra retorna a consulta do sus vai demorar alguem ja fez esse tratamento e pode me dizer como fez.

    ResponderExcluir
  31. Meu parceiro e eu estamos tentando por um bebê há mais de sete anos, nós estávamos indo para uma clínica de fertilidade por anos antes de alguém ter me contado para entrar em contato com esse conjurador de feitiços que é tão poderoso chamado Templo de Agbazara para ele me ajudar a obter o prenant, E eu Fico feliz por termos contatado DR.AGBAZARA, porque a magia da gravidez dele nos colocou à vontade, e honestamente acredito nele, e seus poderes realmente nos ajudaram também, agradeço por tudo o que ele fez. entre em contato com ele por e-mail em: ( agbazara@gmail.com ) ou ( WHATSAPP; +2348104102662 ) se você está tentando obter um bebê, ele tem poderes para fazê-lo.

    ResponderExcluir
  32. Eu gostaria de saber fix um.transvaginal meu idrometrio estar 4,3mm usando a utragestan ele chegar na espancao adequada logo obs uso 400

    ResponderExcluir
  33. Oi, estou de 4 semanas e usando ultrogestan via vaginal, mas acho que não estou aplicando correto, não consego colocar no fundo da vacina, só até menos da metade do dedo e depois que coloco sinto ele volhar, daí coloco o dedo pra segurar um tempinho, depois vou dormir, mas como não coloco profundo acho que não faz efeito, até que quando levando a noite ele não volta, só pela manhã que escorre um pouco, mas a dra. pediu pra eu enfiar no fundo da vaginal. Parece que minha vaginal está colada de tão ressecada, machuca e doe, o comprimido cola na parede vaginal.
    Será que faz efeito, já aconteceu com alguém?
    ME AJUDE POR FAVOR!

    ResponderExcluir