HISTEROSSALPINGOGRAFIA - O que é, e como é realizado este exame



Meninas, resolvi retirar essa postagem lá da nossa Casinha do Babycenter e deixá-la aqui para que outras meninas possam ler e entender sobre a Histerossalpingografia, esse tenso e temido exame das trompas, mas que na verdade, não tem nada o que temer. É um exame esclarecedor, capaz de identificar o porquê a mulher não consegue engravidar, quando aparentemente não há mais nenhum problema nem com ela, nem com o marido. Vamos lá?

  • A descrição:

A Histerossalpingografia é um exame de raio X do útero e das trompas uterinas, é realizado com introdução de um líqüido (um contraste a base de iodo) através de uma sonda pelo colo úterino. Ele é feito para avaliar as cavidades do útero e das trompas na busca de alguma anomalia que dificulte a gravidez.

  •  Como é feito o Exame:

- A sala do exame é como salas de raio X

- Você deitará na maca e o médico irá lhe colocar na posição para o exame (aquela posição básica, a ginecológica)

- Ele então irá introduzir o espéculo na vagina (aquele usado para fazer papanicolau sabe?) para vizualizar o colo do
útero e introduzir a sonda

- Antes de introduzir a sonda ele irá limpar o colo

- A sonda é introduzida pelo oríficio do colo úterino e o contraste é injetado através dela (este contraste serve
para deixar as cavidades do órgãos mais visíveis no raio X)

- O médico irá fazer alguns raios X conforme vai injetanto o contraste

  • O que você pode sentir no momento da realização do Exame:


- A sensação a princípio é bem parecida ao da realização do papanicolau

- Algumas mulheres referem dor, cólicas quando a sonda é introduzida e quando se injeta o contraste. Porém cada pessoa tem um limiar de dor, para algumas a dor sentida é forte, para outras não, portanto não encuque com as pessoas que te falam que a dor é insuportável.


  • Duração do Exame:


- O exame é realizado mais ou menos em 30 minutos...



  • Cuidados ao realizar o exame:



-A histerossalpingografia deve ser realizada em uma fase específica do ciclo menstrual, previamente à ovulação e logo após o término da menstruação, ou seja, algo como entre os dias 6 e 12 do ciclo menstrual.

-Deve ser feita uma limpeza do intestino previamente, que pode ser obtida com o auxílio de laxantes no dia anterior ao da realização do exame. Isso serve para retirar os gases e fezes da região pélvica, visando melhorar a qualidade das imagens e a sua interpretação.
Atenção: Não faça uso destes medicamentos sem que o médico tenha recomendado!


-Podem ser utilizados anti-inflamatórios ou anti-espasmódicos 30 minutos antes de realizar o exame, para prevenir a ocorrência de dores durante sua realização.


-É muito importante que o médico examinador seja especializado na realização deste exame.


-Um bom laboratório ou clínica também ser preferido, pois se existir um aparelho chamado de radioscópio, o exame é muito mais facilmente realizado e com melhor qualidade das imagens.


-Não deve ser utilizada uma pinça para pinçar o colo do útero, chamada de Pozzie. Esta pinça causa dor e contração muscular, fechando a saída das tubas e confundindo quem analisa os resultados.


-Da mesma forma, o contraste deve ser aquecido, para evitar a contração uterina.


-O catéter a ser inserido no colo do útero deve ser flexível e bem fino





Viram como a histerosalpingografia não é um bicho de 7 cabeças? Podem ir tranqüilas, e Boa Sorte!





Fonte: http://brasil.babycenter.com/thread/233279/meninas-que-engravidaram-p%C3%B3s-ch%C3%A1-de-inhame-d%C3%AAem-uma-chegada-aqui---parte-5?startIndex=270#ixzz2XQtSEor1

2 comentários:

  1. Fiz na Casa de Saúde são José é foi rápido e só senti uma leve cólica.

    ResponderExcluir
  2. Para mim foi o pior exame da minha vida. Como eu tenho o que eles chamam de útero molinho, já sinto normalmente muitas cólicas na menstruação e ali não foi diferente. O exame começa super simples, como um papanicolau mesmo. Até aí é só um leve incômodo. O pior é quando injetam o contraste, é como se de um minuto ao outro você começasse a sentir uma cólica muito forte. A parte boa é que se trata de um exame rápido, em menos de 20 minutos já acabou. Apesar de toda dor, recomendo a todas fazerem, afinal o que são 20 minutos de dor diante da possibilidade de ter um filho?

    ResponderExcluir