Vejo muitas meninas que têm dúvidas quanto à usar a Progesterona, o conhecido ULTROGESTAN, então, fiz esse post para esclarecer, com base em meus conhecimentos e experiência:
O que é:
Meninas, o Ultrogestan nada mais é que Progesterona, um hormônio que é produzido na gravidez e é essencial para manutenção de uma gravidez saudável pois esse hormônio engrossa o endométrio evitando o aborto nas primeiras semanas.
Contra Indicação:
Não tem contra indicação nenhuma, eu gosto de dizer que é o verdadeiro santo remédio.
Como usar:
A Progesterona só pode ser usada após a ovulação, isso porque este hormônio inibe a ovulação, ou seja, se você quer engravidar, você primeiro precisa ovular, passando seu período fértil, pode começar a usar a progesterona até o 1º dia da Menstruação.
Diz-se até o 1º dia da Menstruação, porque uma outra função da Progesterona é inibir qualquer sangramento, daí a explicação porque os médicos indicam esse medicamento em caso de sangramentos no inicio da gravidez, ou seja, se vc menstruou, significa que não foi dessa vez, então pare o uso da progesterona e recomece novamente após o Período Fértil.
A melhor forma de usar esse medicamento é intravaginal, de preferencia à noite, antes de dormir, pois a produção desse hormonio causa fadiga excessiva e muito sono. algumas mulheres utilizam via oral, o que não há problema algum, mas alguns médicos afirmam que intravaginal é mais eficiente por ter efeitos mais rápido, além de evitar possíveis náuseas por ingerir o comprimido.
A seguir, uma explicação mais detalhada sobre como a progesterona atua em nosso organismo:
-Na 1ª metade do ciclo (geralmente nos primeiros 14 dias) a progesterona está dormindinha porque o hormônio da vez é o estrógeno, que faz o endométrio ficar espesso (quem tem endometriose, tem muito estrógeno, por isso há endométrio até onde não deve).
-Na 2ª metade do ciclo (geralmente os últimos 14 dias) o estrógeno dorme e a progesterona acorda. Ela é responsável pelo relaxamento do útero, não deixando ocorrer contrações e assim, impedindo a perda do embrião.
Quando não ocorre a fecundação, a produção de progesterona cai e ocorre a menstruação. Nesse caso, interrompe-se o uso da progesterona e recomeça apos o periodo fértil do novo ciclo
Mas, se ocorrer a gravidez, a progesterona continua a ser produzida, e o uso do hormonio deverá ser estendido até a 12ª semana de gravidez.
Relato pessoal:
Depois de 1 ano tentando após minha perda, um medico me receitou o uso da progesterona, por acreditar que muitas mulheres que sofrem aborto nas primeiras semanas de gestação aparentemente sem motivos, seja pela deficiencia de progesterona no organismo. Comecei a usar no mesmo dia, pois da consulta, pois já havia passado do periodo fértil, e meu positivo consegui 2 meses depois e claro que a progesterona contribuiu pra isso.
MAS ATENÇÃO:
A Progesterona não vai impedir a perda de um feto que não se desenvolve.
O que ele faz é proteger o feto, caso o endometrio seja fino, evitando o aborto pelo fato do organismo com endometrio fino não conseguir segurar o bebê.